Boas Práticas

Cases

Os programas da Comunidade procuram levar resultados concretos para os empreendimentos das empresas participantes.

Conheça exemplos de obras acompanhadas ou monitoradas pela Comunidade da Construção e os resultados alcançados.

Edifício Royal Light

Sistema Construtivo: Revestimento de Argamassa
Localização: Vitória, ES

Este estudo de caso refere-se aos resultados obtidos tanto pela adoção do projeto de revestimento como pelas práticas incorporadas ao longo de sua execução no Edifício Royal Light. Vale dizer que alguns bons resultados se devem a procedimentos usuais da construtora, que passam agora a ser consistidos nas diretrizes de projeto.

Equipes envolvidas
Antônio Lorenzon (Lorenge), Ana Maria Lorenzon Aragão (Lorenge), Augusto Alvarenga, Roberta Folleto e Maria Adélia Almeida (Comunidade da Construção)

Resultados
Com os projetos de vedação e revestimento, obteve-se mais facilidade e eficiência para a execução da etapa da obra. Muitas patologias não irão ocorrer. Os projetos estruturais foram adaptados a fim de melhor atender aos projetos de vedação e revestimento. Ficou mais fácil efetuar o treinamento dos operários e houve, por parte deles, melhor assimilação da forma que deveriam ser realizados os serviços. A administração da obra também obteve ganho por vários motivos:

  • Conheceu melhor o projeto porque participou do estudo de elaboração.
  • Através do projeto foi possível o provisionamento do material e da mão de obra com antecedência; com isso não houve ociosidade por falta de material e nem atraso do cronograma.
  • Eliminou-se o improviso.

Com relação à argamassa de emboço externo, a diferença entre estimado e utilizado foi desprezível, menor que 1%. O Quadro abaixo demonstra os itens considerados nos cálculos:

Todo o conhecimento e experiência adquiridos no Edifício Royal Light levam à constatação de que a busca de soluções e o efetivo planejamento antes da execução do processo construtivo são as melhores ferramentas para a garantia da qualidade técnica do empreendimento e de uma relação adequada de custo/benefício para a obra. E que todos os projetos são importantes para atingir esse objetivo.