Fale com o Especialista

Fale com o
Especialista

Muitos profissionais especializados atuam na Comunidade da Construção e podem ajudá-lo a utilizar melhor os sistemas construtivos à base de cimento.

A adoção de uma tecnologia pode gerar muitas dúvidas de projeto, especificação ou execução. Escolha uma das opções abaixo e acesse as respostas para as dúvidas mais frequentes de cada sistema.

Se preferir, envie sua pergunta a um de nossos especialistas, clique aqui.

Perguntas frequentes

Olá, eu tenho interesse em utilizar está tecnologias em alguns projetos, minha dúvida é a segurança e rentabilidade? vale apena? e se existe restrições quanto a altura dos empreendimentos, de andares?

Tema: Parede de Concreto. Enviado por maria josiane chagas

Caro Silvio,

O sistema de Paredes de Concreto permite com um jogo de formas uma concretagem por dia de uma unidade habitacional, que já pode ter inserido em suas paredes toda parte hidráulica e elétrica, além de permitir uma fina camada de revestimento. É um sistema construtivo muito veloz e com rápido retorno financeiro usado preferencialmente em empreendimentos que tenham escala e repetição de projetos.
É muito seguro sendo muito utilizado em países que tem terremotos. No Brasil é regido pela Norma ABNT NBR 16055:2012 - Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações- Requisitos e procedimentos.
Não existe restrição de altura ou número de andares.

Atenciosamente,

Rubens Monge

Respondido por:

Parede de Concreto
Rubens Monge Silveira
Envie uma pergunta

Perguntas frequentes

Acabei de mudar para um prédio novo onde o manual do proprietário esta claro  vide  trecho  abaixo retirado do Manual:"EM FUNÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAISDO EMPREENDIMENTO (ALVENARIA ESTRUTURAL), ÉPROIBIDA A EXECUÇÃO DE REFORMAS OU ALTERAÇÕESNOS APARTAMENTOS QUE ENVOLVAM A REMOÇÃO,MODIFICAÇÃO OU ABERTURA DE VÃOS NAS ALVENARIAS,INCLUSIVE RASGOS NAS PAREDES PARA INSTALAÇÃOEMBUTIDA DE TUBULAÇÕES HIDRÁULICAS E/OUELÉTRICAS"Tenho algumas dúvidas, tais como:1- O Proprietário que por conta própria remover uma parede e alteras as característica do seu imóvel, não recomendado pelo Manual,  na qual o responsável  argumenta que tem um Responsável Técnico  assinando as alterações. Qual é o risco? A Construtora pode alegar perda de Garantia do Empreendimento?2- Em construção de Alvenaria Estrutural é comum ouvir estalos? O empreendimento foi entregue com gesso rebaixo, tem alguma correlação dos estalos ou não?3- Sabendo que mais de um imóvel acabou fazendo alterações, colocando em risco a segurança de todos, devo acionar a defesa civil e o CREA pode auxiliar neste caso?4- No manual do proprietário temos a planta de arquitetura com legenda identificando quais paredes podem ser removidas e as que não podem em hipótese nenhuma; o Engenheiro da Construtora tem assinados projetos de alguns imóveis contradizendo o Manual do Proprietário o que devemos fazer? Solicitar revisão do Manual junto a Construtora? Caso tenha algum e-mail que eu possa enviar a planta de arquitetura para auxiliar na análise, por favor, peço a gentileza de infomar.Atenciosamente,Márcio Áquila(11) 99550-2633

Tema: Alvenaria Estrutural. Enviado por Márcio Áquila

Caro Márcio,
Se o imóvel é novo (com até 5 anos da entrega), ele está dentro da garantia e a construtora é responsável por danos que eventualmente apareçam. No entanto, se ficar comprovado o mau uso, no caso, o uso em desacordo com o Manual do Proprietário sem autorização da construtora, a construtora pode sim alegar a quebra da garantia. Se ficar comprovado que as modificações realizadas por um determinado morador afetaram toda a edificação, este pode sim ser responsabilizado pelos danos. No entanto, não tenho conhecimento dos processos jurídicos que estariam envolvidos nestes casos. seria preciso consultar um advogado.
Com relação aos estalos, não é normal que ocorram em nenhum tipo de edificação, no entanto, em função dos movimentos de dilatação e retração de alguns materiais, isso pode acontecer. O mais comum é que ocorram em janelas, portas ou forros e não na estrutura. No seu caso, eu não tenho informações suficientes para avaliar de onde estão vindo estes estalos e a gravidade ou não da situação.
De forma geral, a minha recomendação é que você entre em contato com a construtora e, se possível, com o projetista estrutural do edifício. É preciso saber se as alterações recomendadas pelo engenheiro da construtora estão sendo autorizadas pelo projetista, que o responsável técnico pela estrutura da edificação e é a pessoa mais indicada para fazer concessões quanto ao projeto estrutural e à realização de modificações.
Caso o edifício não esteja mais dentro do prazo de garantia, seria recomendável que o condomínio contratasse uma vistoria técnica (de uma empresa especializada) para avaliar a situação e definir se há necessidade de reforço estrutural.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente
Michelli Silvestre

Respondido por:

Alvenaria Estrutural
Michelli Garrido Silvestre
Envie uma pergunta

Perguntas frequentes

Bom dia ! Qual seria o interesse das construtoras em produzir as próprias paredes e lajes de concreto no canteiro de obras com uma de nossas plantas móveis de campo ? O processo é sem formas convencionais, mas sim peças pré fabricados de concreto prontas para encaixar. Instalações embutidas, flexibilidade nas geometrias. Dispensa reboco. Plantas que produzem 10 casas populares por dia com 15 funcionários. Grato, Franz

Tema: Parede de Concreto. Enviado por Franz Springmann

Caro Franz,

Não temos informações sobre o interesse das construtoras nesse sistema.
A Comunidade da Construção tem um grupo destinado ao estudo de paredes de concreto moldadas in loco, coordenado pelo Eng. Rubens Monge.
Sugiro que você entre em contato com ele para apresentar o seu sistema.
O e-mail é rubens.monge@abcp.org.br

Atenciosamente

Michelli Silvestre

Respondido por:

Alvenaria Estrutural
Michelli Garrido Silvestre
Envie uma pergunta

Perguntas frequentes

Bom dia, gostaria de saber se o projeto de fundação tem alteração em reação a comparação de avlenaria estrutural e alvenaria convencional, se fizermos uma construção em alvenaria estrutural teremos redução de custo na parte de fundação?

Tema: Alvenaria Estrutural. Enviado por Rogério De Marchi

Caro Rogério,

O projeto de fundações pode sofrer alterações sim, principalmente se as paredes chegam até o solo, ou seja, se não tem estrutura de transição. Vale lembrar que uma boa arquitetura também pode ajudar a reduzir custos no sistema de alvenaria estrutural. Mas tudo isso depende muito do seu projeto e do seu terreno, claro. Meu conselho é procurar um projetista e realizar um estudo de viabilidade com base nos dois sistemas construtivos.

Atenciosamente

Michelli Silvestre

Respondido por:

Alvenaria Estrutural
Michelli Garrido Silvestre
Envie uma pergunta

Perguntas frequentes

Olá! O pedreiro começou a abrir as paredes por conta própria, quando chegamos na obra percebemos que é alvenaria de bloco estrutural, ele abriu algumas caixinhas e quase demoliu uma parede. O que devo fazer para reverter este caso?

Tema: Alvenaria Estrutural. Enviado por Jakeline Correa

Olá Jakeline,

Somente um projetista poderá dizer, depois de avaliar a situação do imóvel, quais os procedimentos para resolver esse problema.

O ideal é que você procure a construtora ou o responsável pela construção, pois eles devem ter as informações de projeto necessárias para a verificação da estrutura. Caso não seja possível, um outro projetista poderá realizar essa verificação, mas será um pouco mais trabalhoso.

Atenciosamente

Michelli Silvestre

Respondido por:

Alvenaria Estrutural
Michelli Garrido Silvestre
Envie uma pergunta

Perguntas frequentes

Bom dia, tem meia parede em meu apartamento dividindo a sala da cozinha, segundo a planta é uma parede estrututal.Pergunta : eu posso fazer uma abertura (passa prato nesta parede ?

Tema: Alvenaria Estrutural. Enviado por adilson mazzoni

Caro Adilson,

As paredes estruturais são projetadas para resistir às cargas atuantes na edificação e não podem ser removidas ou cortadas, pois isso pode afetar toda a estrutura do edifício.
Em alguns casos muito específicos, é possível fazer essas aberturas nas paredes, desde que o projetista determine um reforço em alguns pontos da estrutura.
Assim, é recomendado procurar a construtora responsável pela construção e pedir orientações. Eles poderão te informar se é possível ou não fazer um reforço da estrura para permitir a execução do passa pratos e, caso seja possível, te dar as orientações para realizar essa tarefa.
MAS ATENÇÃO, ISSO SÓ SERÁ POSSÍVEL SE A CONSTRUTORA E O PROJETISTA PERMITIREM.
Não recomendamos que isso seja feito por conta própria ou através de um profissional que não esteja habilitado para realizar o cálculo estrutural.

Atenciosamente

Michelli Silvestre

Respondido por:

Alvenaria Estrutural
Michelli Garrido Silvestre
Envie uma pergunta

Perguntas frequentes

gostaria de saber preço de mao de obra para fazer uma parede de cinco metros altura e20 de conprimento qual o preço do metro quadrado.

Tema: Alvenaria Estrutural. Enviado por rubens barbosa da silva

Caro Rubens,

O valor da mão de obra varia muito de acordo com a região, o tipo de trabalho e as condições de contratação.

É recomendável que você procure profissionais na sua região e peça um orçamento detalhado.

É importante lembrar, no entanto, que uma parede de alvenaria estrutural com essas características necessita de reforços especiais.

Assim, recomendamos também que você procure um técnico habilitado para projetar essa estrutura.

Atenciosamente

Respondido por:

Alvenaria Estrutural
Michelli Garrido Silvestre
Envie uma pergunta

Perguntas frequentes

Posso utilizar esse sistema em qualquer empreendimento?

Tema: Parede de Concreto. Enviado por Eric

Sim e por ser um sistema racionalizado e industrializado, seus ganhos são majorados com a escala e a padronização.

Respondido por:

Parede de Concreto
Rubens Monge Silveira
Envie uma pergunta

Perguntas frequentes

Quais as vantagens desse sistema?

Tema: Parede de Concreto. Enviado por Eric

Velocidade, durabilidade e controle da qualidade. Por ser um processo racionalizado, conta com um número menor de etapas, agilizando a execução e facilitando o controle da qualidade.
É possível executar todas as paredes de uma casa com 40m² em apenas um dia. As características do concreto propiciam edificações com elevada durabilidade.

Respondido por:

Parede de Concreto
Rubens Monge Silveira
Envie uma pergunta

Perguntas frequentes

O que é o sistema de paredes de concreto moldadas no local?

Tema: Parede de Concreto. Enviado por Eric

É um processo que utiliza moldes (fôrmas) em que todas as paredes são executadas (concretadas) de uma só vez. As paredes podem receber todas as instalações, que devem ser embutidas nas paredes, além das portas e janelas antes da concretagem. Após a desforma, a unidade estará pronta para receber os acabamentos.

Respondido por:

Parede de Concreto
Rubens Monge Silveira
Envie uma pergunta

Perguntas frequentes

Quais as vantagens de construir em alvenaria estrutural?

Tema: Alvenaria Estrutural. Enviado por André

Como esse sistema é composto por peças modulares (blocos), não é necessário cortar ou quebrar blocos, eliminando perdas e retrabalho. Além disso, como os blocos são vazados, as instalações elétricas são embutidas durante a execução, eliminando o quebra-quebra de paredes.

Respondido por:

Alvenaria Estrutural
Cláudio Oliveira Silva
Envie uma pergunta

Perguntas frequentes

É verdade que não podemos cortar ou remover paredes de residências em alvenaria estrutural ou parede de concreto?

Tema: Alvenaria Estrutural. Enviado por André

Sim. Como as cargas são distribuídas por toda a extensão das paredes, cortes ou remoção de paredes acarretam um acúmulo de esforços nas outras paredes, causando trincas ou mesmo desmoronamentos. É possível prever, no momento do projeto, as paredes que eventualmente o proprietário queira remover - exemplo: parede de um quarto opcional que, se removida, amplie a sala de estar. Neste caso, o projetista estrutural cria elementos (pilares, vigas) que "desviam" as cargas dessas paredes transformando-as em paredes comuns de vedação.

Respondido por:

Alvenaria Estrutural
Cláudio Oliveira Silva
Envie uma pergunta

  • 1