Francisco Paulo Graziano
Parede de Concreto

Engenheiro civil formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1976) e engenheiro de Segurança pela Universidade Mackenzie (1979). Mestre em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1988). É professor do Departamento de Estruturas e Fundações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 1979 e foi responsável pela cadeira de concreto armado e protendido da Escola de Engenharia Mauá de 1997 a 2007. É também professor dos cursos de Especialização do PECE - EPUSP desde 1986.

Atuou de 1978 a 2003 como sócio diretor de empresa de consultoria de projetos estrutural. Desde de 2003 é diretor da Pásqua & Graziano Associados. Projetou mais de 4000 estruturas, entre edifícios residenciais, comerciais, shopping centers, hotéis, supermercados, estádios e condomínios de edifícios altos e de grande porte. Recuperou estruturas colapsadas ou em estado avançado de deterioração, tais como o Estádio do Batistão em Aracajú (SE) e a Marquise Ibirapuera (SP), além de vários edifícios residenciais.

Foi eleito o engenheiro destaque em Engenharia de Estruturas, tendo recebido o Prêmio "Emílio Baumgarten" no 46º Congresso Brasileiro do Concreto, em agosto de 2004. Também participou, em 2010, do Inspired Award (17ª edição), prêmio obtido pela construtora Matec em Amsterdan, Holanda, entre 250 projetos inscritos mundialmente.

Exerce diversas atividades institucionais, destacando-se as seguintes:
- Membro relator da comissão de revisão da NBR6118-2003 - Projeto de Estruturas de Concreto.
- Participação da equipe que redigiu o texto base da Norma de Desempenho de edificações.
- Elaboração e participação do texto base do Manual de Boas Práticas para Edifícios com Paredes de Concreto e, atualmente, participação da comissão de norma instalada na ABNT para o mesmo tema.
- Membro do Grupo BIM - Brasil (Building Information Modelling).
- Fundador da Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), sendo seu diretor, vice-presidente e presidente em mandatos subsequentes. Hoje é membro do conselho.
- Palestrante em mais de 100 palestras em workshops e seminários sobre construção no Brasil e participação de diversas viagens internacionais de atualização técnica e comercial pelo Sinduscon-SP.
- Autor do livro Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Armado (Editora Nome da Rosa, 2005).