FAQ - Perguntas frequentes

Alvenaria estrutural

  • É verdade que não podemos cortar ou remover paredes de residências em alvenaria estrutural ou parede de concreto?

    Sim. Como as cargas são distribuídas por toda a extensão das paredes, cortes ou remoção de paredes acarretam um acúmulo de esforços nas outras paredes, causando trincas ou mesmo desmoronamentos. É possível prever, no momento do projeto, as paredes que eventualmente o proprietário queira remover – exemplo: parede de um quarto opcional que, se removida, amplie a sala de estar. Neste caso, o projetista estrutural cria elementos (pilares, vigas) que “desviam” as cargas dessas paredes transformando-as em paredes comuns de vedação.
    Michelli Silvestre

  • Quais as vantagens de construir em alvenaria estrutural?

    Como esse sistema é composto por peças modulares (blocos), não é necessário cortar ou quebrar blocos, eliminando perdas e retrabalho. Além disso, como os blocos são vazados, as instalações elétricas são embutidas durante a execução, eliminando o quebra-quebra de paredes.
    Michelli Silvestre

  • Como faço para utilizar o máximo do potencial da alvenaria estrutural?

    Desde a concepção da edificação, deve-se levar em conta a modulação dos blocos, garantindo que os ambientes tenham medidas múltiplas dessa modulação e eliminando a necessidade de quaisquer ajustes nos blocos. Os projetos (estrutural, de instalações elétricas, hidráulicas, telefone etc.) devem ser executados ANTES do início da obra e compatibilizados entre si, evitando soluções de última hora e consequentes retrabalhos.
    Claudio Oliveira

  • Que projetos são necessários para a execução da alvenaria estrutural?

    - Planta com blocos estratégicos: contém o tipo e a posição dos blocos que devem ser assentados em primeiro lugar, garantindo a dimensão dos ambientes (blocos nos encontros de paredes e/ou nas extremidades das paredes).
    - Planta de 1ª fiada: mostra o tipo de bloco e sua posição a partir do piso.
    - Elevações de paredes (vista “em pé” de cada parede): apresenta, além dos blocos em cada posição, as aberturas de portas e janelas, as reforços (vergas, contra-vergas e cintas) e a posição das instalações elétricas (caixinhas, eletrodutos etc.)
    - Demais projetos comuns a qualquer sistema: fundações, lajes, instalações, cobertura.
    Eliana Tanigutti

Parede de concreto

  • O que é o sistema de paredes de concreto moldadas no local?

    É um processo que utiliza moldes (fôrmas) em que todas as paredes são executadas (concretadas) de uma só vez. As paredes podem receber todas as instalações, que dever ser embutidas nas paredes, além das portas e janelas antes da concretagem. Após a desforma, a unidade estará pronta para receber os acabamentos.
    Rubens Monge

  • Quais as vantagens desse sistema?

    Velocidade, durabilidade e controle da qualidade. Por ser racionalizado, o processo de construção conta com um número menor de etapas, agilizando a execução e facilitando o controle da qualidade. É possível executar todas as paredes de uma casa com 40 m² em apenas um dia. As características do concreto propiciam edificações com elevada durabilidade.
    Rubens Monge

  • Posso utilizar esse sistema em qualquer empreendimento?

    Sim e por ser um sistema racionalizado e industrializado seus ganhos são majorados com a escala e a padronização.
    Rubens Monge