Notícias

Parede de Concreto, São Paulo

Aprovada norma técnica de Parede de Concreto

Reunião da comissão de norma do projeto 02:123.05-001,

coordenada por Arnoldo Wendler (primeiro plano, à dir.)

 

O meio técnico deu um importante passo para o desenvolvimento e expansão do sistema parede de concreto no Brasil. No dia 29 de fevereiro de 2012, a comissão de estudo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) coordenada pelo engenheiro Arnoldo Wendler aprovou a norma de Parede de Concreto, que deverá chamar-se "Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações - Requisitos e procedimentos".

A criação da norma contou com os conhecimentos gerados pelo Grupo Parede de Concreto, que teve apoio de várias entidades, entre elas a ABCP, a Abesc e o IBTS. A redação do texto base consumiu 8 meses de trabalho, até ser colocado para consulta nacional, situação que permaneceu durante dois meses. Nesse período, o projeto 02:123.05-001 recebeu 104 votos do meio técnico, todos de aprovação ao texto.

Normalizado, o sistema deixa de ser considerado inovador e de seguir as diretrizes do Sinat - Sistema Nacional de Aprovações Técnicas, abrindo assim um imenso campo para que novas construtoras o adotem, especialmente nos projetos de granda escala de produção, como prevê o programa Minha casa, Minha Vida, do governo federal. O Grupo prevê que a nova norma será publicada pela ABNT em abril próximo.

Compartilhe essa notícia