Notícias

Revestimento de Argamassa, Recife

Recife é primeira cidade do Nordeste a receber o programa de Capacitação In Company

A Queiroz Galvão Desenvolvimento Imobiliário, do Recife, realizou a Capacitação In Company, projeto piloto da ABCP que visa oferecer capacitação às empresas sobre temas relacionados à construção com cimento. Promovida pela primeira vez no Nordeste pela ABCP Nacional, com apoio da ABCP Regional Norte Nordeste, a ação aconteceu nos dias 08, 09, 13 e 14 de fevereiro de 2012.

A Capacitação In Company é uma forma de preparar os profissionais envolvidos na construção civil para que conheçam a melhor maneira de trabalhar com alguns sistemas construtivos à base de cimento. O programa é dividido em duas etapas: a de capacitação gerencial, voltada para técnicos e engenheiros, e a operacional, focada na mão de obra da construtora. A ideia desse projeto é formar multiplicadores que possam repassar o conhecimento dentro das empresas.

No Recife, o tema trabalhado foi Revestimento de Argamassa. A primeira fase da qualificação aconteceu nos dias 08 e 09 e foi ministrada por Elza Nakakura, consultora da ABCP. Já a segunda etapa foi realizada nos dias 13 e 14, no canteiro de obras do Edifício Residencial Lucilo Maranhão, em Boa Viagem, e foi ministrada pelo engenheiro Angelo Just, da Tecomat.

Prática

O programa é uma oportunidade de trocar experiências e adquirir mais conhecimento. “Na capacitação gerencial, pudemos discutir com os outros engenheiros e resolver algumas dificuldades que enfrentamos. Já no treinamento operacional, nós constatamos os problemas e, durante a parte prática, a equipe assimilou melhor as soluções. Conseguimos entender mais com a Capacitação In Company do que com os treinamentos corriqueiros que realizamos”, destacou Leonardo Carneiro, engenheiro responsável pela obra visitada.

A Capacitação In Company já foi realizada pelas construtoras Direcional e Rossi. Na Queiroz Galvão, o polo de São Paulo recebeu o tema Estruturas de Concreto. No Rio de Janeiro, a construtora planeja uma edição, na qual será trabalhado o assunto Alvenaria Estrutural com blocos de concreto. 

Compartilhe essa notícia