Notícias

Revestimento de Argamassa, Salvador

Ação do Projeto Argamassa Projetada em Salvador

O polo da Comunidade de Salvador realizou em fevereiro (dia 07) um café da manhã e proporcionou ao projeto Argamassa Projetada três visitas técnicas a obras que adotam o revestimento de argamassa e utilizam o sistema de projeção mecanizada. Criada para melhorar a produtividade desta etapa e reduzir o emprego de mão de obra, a projeção é uma das tecnologias que o polo de Salvador está trazendo à discussão entre seus membros, dentro do planejamento do 5º Ciclo de atividades, que procura compartilhar novas referências tecnológicas e mercadológicas com as empresas baianas.

As três obras visitadas e os objetos da missão técnica foram:

  • Pátio Jardins (PDG) - Sistema de revestimento interno.
  • Felicitá (PDG) – Sistema de revestimento externo.
  • Villa Allegro (Gafisa/OAS) – Sistema de transporte de argamassa bombeada.

Em todas as obras o grupo observou o processo que compreende: armazenamento da argamassa em silo, mistura no térreo, bombeamento até o andar e aplicação por projeção. Além dos engenheiros e técnicos das construtoras integrantes da Comunidade, participaram da ação representantes da ABCP, Abai, Anvi, Contimassa, MTec, Precon, Weber, Votorantim Cimentos.

Além de debater o uso da argamassa projetada, o polo baiano tem outras ações voltadas a temas relacionados com inovação em sistemas à base de cimento, como: concreto autoadensável, industrialização, sustentabilidade, desempenho e habitação de interesse social.

 

Compartilhe essa notícia