Notícias

Parede de Concreto, São Paulo

Norma para edificações com parede de concreto já está em vigor

Desde o dia 10 de maio de 2012, o mercado brasileiro conta com uma norma técnica específica para edificações construídas com o sistema Parede de Concreto. Nessa data entrou em vigor a ABNT NBR 16055:2012 - Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações — Requisitos e procedimentos. A norma abrange todas as edificações construídas com concreto normal por esse sistema, independentemente da altura ou número de pavimentos.

Com isso, construtores e projetistas interessados em adotar o sistema Parede de Concreto em seus projetos devem apoiar-se na NBR 16055, estando dispensados de seguir as diretrizes do Sinat (Sistema Nacional de Aprovações Técnicas) para aprovar seus empreendimentos na Caixa. O Sinat continua válido para os sistemas que não se enquadrarem nos requisitos da norma, a exemplo de outros tipos de concreto que não os de densidade entre 2,0 e 2,8 tf/m³.

A nova norma coroa um trabalho iniciado em 2007 pelo Grupo Parede de Concreto, que reuniu entidades setoriais, órgãos de pesquisa e empresas interessadas na implementação desse sistema construtivo no Brasil. ABCP, Abesc e IBTS são algumas entidades que participaram dos debates desde o início.

Palestras

A Caixa está promovendo a atualização de seus funcionários, para que estejam preparados a analisar os projetos à luz da NBR 16055. O agente financeiro já realizou, em parceria com a ABCP, Abesc, IBTS e com o Grupo Parede de Concreto, a atualização de 135 engenheiros, distribuídos em três turmas da Gidur: São Paulo, Bauru e Campinas.

Compartilhe essa notícia