Notícias

Alvenaria Estrutural, Recife

Aracaju recebe seminário sobre soluções para construção habitacional

Soluções para habitação – Sistemas construtivos à base de cimento é o tema do seminário realizado em Aracaju no dia 29/05/2012, no auditório do Hotel Radisson. O evento teve palestras sobre as características de projeto, materiais e recomendações para a construção de habitações.
O seminário promovido pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), Ademi-SE (Associação dos Dirigentes de Empresas Imobiliárias de Sergipe) e Sinduscon-SE (Sindicato da Indústria Imobiliária de Sergipe) contou com a participação de mais de 120 profissionais de 29 construtoras.

Palestras
"Alvenaria estrutural: interface projeto/obra" foi o tema da primeira palestra. O uso da tecnologia e os parâmetros técnicos exigidos foram abordados pelo engenheiro e diretor da Geotest Projetos e Consultoria, Marcelo Rios.

O evento seguiu com o tema "Construção de habitações utilizando paredes de concreto", sistema construtivo que diminui o tempo de construção, reduz custos e aumenta a racionalização de recursos em um empreendimento. A apresentação da tecnologia, empregada em uma obra de 12.500 unidades populares de Pernambuco, coube ao engenheiro e diretor da Construtora Cinkel, de Recife, Roberto Kelner.

Outro tema foi "O pré-fabricado na habitação”, abordado pelo engenheiro Carlos Franco, diretor da FAC Consultoria e Engenharia, de São Paulo.

PDC em Aracaju
No final do seminário, a engenheira e representante regional da ABCP no Nordeste, engenheira Gabriela Saraiva, apresentou a proposta de criar a Comunidade da Construção em Aracaju e implantar na capital sergipana o PDC (Programa de Desenvolvimento de Construtoras), para capacitação de engenheiros gestores e equipe técnica do sistema alvenaria estrutural.

O PDC visa aumentar a competitividade e melhorar o desempenho das construtoras, e trabalha para a difusão do conhecimento técnico e das melhorias dos sistemas construtivos à base de cimento. Além de capacitar profissionais, o programa também é uma forma de estreitar o relacionamento entre construtoras e fornecedoras de material.

A Comunidade da Construção é um movimento lançado em 2002 pela ABCP e tem o objetivo de fortalecer técnica e gerencialmente os sistemas à base de cimento. A Comunidade reúne mais de 300 construtoras brasileiras, oferecendo-lhes capacitação para trabalhar com tecnologias que proporcionam qualidade, produtividade e redução da mão-de-obra. No Nordeste, participam cerca de 70 grandes empresas de Fortaleza, Recife e Salvador.

Compartilhe essa notícia