Notícias

Parede de Concreto, São Paulo

Grupo Parede de Concreto realiza mais dois workshops

Em sequência ao planejado para este 4º Ciclo, o Grupo de Subsistemas realizou no dia 08/08, quarta-feira, mais dois workshops visando a melhoria contínua do sistema construtivo parede de concreto: Workshop de Instalações e Workshop de Esquadrias. Além destes dois subsistemas, o grupo já debateu sobre Concreto (17/5) e vai discutir ainda Revestimentos (20/9). "A proposta do workshop é firmar um canal de comunicação entre construtoras e fornecedores, a fim de estimular a criação de novos produtos e serviços específicos para o sistema, eliminando gargalos existentes e estimulando ações individuais, coletivas ou setoriais", afirma Rubens Monge, coordenador do Grupo Parede de Concreto.

A jornada dupla de workshops foi recompensada por uma plateia bastante interessada, que encheu o auditório da ABCP, em São Paulo. O encontro contou com palestras de Valter Frigieri Jr., gerente de Planejamento da ABCP, que falou sobre tendências do mercado, e do coordenador do grupo, Rubens Monge, que apresentou os resultados de uma pesquisa sobre a utilização de cada subsistema pelas construtoras. O levantamento coube à empresa e8 Inteligência, que ouviu 12 grandes construtoras, responsáveis por 721 canteiros de obras no Brasil. As apresentações foram intermediadas por debates do público presente. Veja como foram os eventos:

Workshop de Instalações

A pesquisa específica sobre o subsistema mostrou que, na interface instalações/parede de concreto, existe necessidade de melhorar a fixação e o travamento dos componentes na fôrma. Metade das empresas consultadas já firmaram parcerias com seus fornecedores para resolver problemas como esse. O contato mais estreito, aliás, foi indicado na pesquisa como um dos caminhos para desenvolver novos produtos e aperfeiçoar o serviço da mão de obra, que requer mais treinamento, segundo as construtoras.
No debate do workshop, houve consenso de que muitas soluções já existem, mas sua divulgação não chega ao construtor. "A relação com fornecedores de instalações elétricas está bem resolvida. Se as construtoras não estão usando é por falta de divulgação ou desconhecimento", afirmou Márcio Pimenta, da Direcional. Arnoldo Wendler, da Wendler Projetos, concordou e sugeriu que os fabricantes melhorem a divulgação de novos produtos e atuem no treinamento das equipes.

Workshop de Esquadrias

Com a presença de representantes da Afeal e da Afeaço, associações das indústrias de esquadrias de alumínio e aço, respectivamente, o Workshop de Esquadrias demonstrou que é grande a participação desse subsistema nos projetos que utilizam parede de concreto. O sistema e o fornecedor deste item são definidos predominantemente pelo setor de suprimentos da construtora, que avalia sobretudo o fator custo. Os problemas sentidos na obra referem-se a estanqueidade na interface com a parede e enquadramento do vão à esquadria. Por outro lado, 64% dos entrevistados na pesquisa já iniciaram parcerias com fornecedores para melhorar o desempenho do sistema, o que resultou em esquadrias mais adaptadas ao vão. No debate sobre o tema, os construtores pediram sistemas que ofereçam maior velocidade de instalação e estanqueidade. Fernando Rosa, da Afeal, colocou a entidade à disposição dos construtores por meio da comissão de norma e do laboratório disponíveis e o Grupo Parede de Concreto avalia a possibilidade de criar um novo subgrupo, específico para esquadrias.

Próximo Workshop: Revestimentos , dia 20/9, das 9h às 12h.

Compartilhe essa notícia