Notícias

Goiânia

O concreto na era da conformidade, desempenho e satisfação dos usuários

A Comunidade da Construção, polo de Goiânia, realizou no dia 28 de novembro seu último evento de 2012 com o III Concretar - Fórum sobre Tecnologia do Concreto e Desempenho das Estruturas. A ação reuniu no auditório do Sinduscon-GO cerca de 130 profissionais das áreas de engenharia e arquitetura, que discutiram sobre o concreto na era da conformidade, desempenho e satisfação dos usuários. Nesta edição, o Concretar contou com exposições dos professores doutores Bernardo Fonseca Tutikian (Unisinos/RS), Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (UFRGS) e Oswaldo Cascudo (UFG).

O professor Luiz Carlos da Silva Filho falou sobre como melhorar a vida útil das estruturas buscando atender à NBR 15.575, conhecida como Norma de Desempenho, por meio do uso de concretos especiais e monitoramento. De acordo com ele, o panorama atual da indústria da construção no Brasil, por estar muito aquecido, requer aceleração das operações, levando muitas vezes à contratação de mão de obra sem experiência; o que exige cuidado, pois pode aumentar a chance de erros na execução.

O professor Oswaldo Cascudo, por sua vez, buscou promover a reflexão sobre os principais aspectos aplicados ao desempenho das estruturas do concreto. Segundo ele, é necessário ajustar os parâmetros do projeto para alcançar um melhor desempenho da estrutura e vida útil satisfatória nas construções habitacionais.

Já o professor Bernardo Fonseca Tutikian palestrou sobre especificação, recebimento e controle do concreto em obras convencionais para garantir o desempenho projetado da estrutura. “A qualidade do projeto e da execução da obra asseguram que a previsão de vida útil do empreendimento seja alcançada”, destacou. O professor da Unisinos (RS) falou da importância de os profissionais responsáveis – engenheiros, projetistas e executores – observarem todas as normas e especificações do concreto, bem como sobre a importância do acompanhamento do material entregue e a ser utilizado na obra.

Da esq. para a dir.: professor doutor Oswaldo Cascudo (UFG); professor doutor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (UFRGS); engenheiro Justo Oliveira d’Abreu Cordeiro, presidente do Sinduscon Goiás, e professor doutor Bernardo Fonseca Tutikian (Unisinos/RS).

Compartilhe essa notícia