Notícias

Alvenaria Estrutural, São Paulo

Novo site da Comunidade é apresentado no 83º ENIC

Por meio da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), a Comunidade de Construção participou, de 10 a 12 de agosto de 2011, no WTC São Paulo, do 83º ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção). O objetivo foi apresentar aos construtores as ações planejadas pela Comunidade para o biênio 2011 / 2012. Uma dessas ações é justamente a reformulação e o lançamento do site da Comunidade da Construção, que ocorreu no evento.

Ações para 2011 e 2012
O novo cenário da construção civil impôs um novo jeito de gerenciar o negócio, em que a escolha do sistema construtivo precisa considerar: a cadeia fornecedora, os processos de capacitação, as ferramentas técnicas e a normalização. Hoje, as construtoras passam pelo desafio de capacitar seus profissionais, tanto engenheiros como mão de obra direta.

Diante desse novo momento, a Comunidade da Construção está ampliando sua atuação para ajudar tanto as construtoras que já utilizam sistemas à base de cimento quanto as de menor porte, que estão iniciando processos de racionalização.

O site www.comunidadedaconstrucao.com.br foi reformulado com o objetivo de divulgar as boas práticas construtivas em alvenaria estrutural, parede de concreto, estruturas de concreto, alvenaria de vedação e revestimento de argamassa, além de fornecer ferramentas que facilitem a implantação desses sistemas. Uma das novidades do site é o time de especialistas, que responderão a dúvidas sobre as tecnologias divulgadas. Há ainda uma área para que os parceiros do projeto divulguem produtos e serviços, e também um Banco de obras representativas de cada sistema construtivo.

Outra ferramenta online será a criação do EAD (curso a distância) em alvenaria estrutural, com o objetivo de capacitar engenheiros. O curso é dividido em seis módulos: sistema construtivo, materiais, interpretação de projetos, organização do trabalho, montagem da alvenaria e recomendações.

Além da atuação nos 11 polos atuais (Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Vitória, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre, São Paulo e Campinas), a Comunidade está expandindo suas ações para outras regiões com a implantação do PDC (Programa Desenvolvimento de Construtoras), no Vale do Paraíba e em Curitiba. O PDC tem o objetivo de aumentar a competitividade e melhorar o desempenho das construtoras por meio da difusão das melhores práticas de projeto, planejamento e execução do sistema construtivo alvenaria estrutural. O programa terá 56 horas de capacitação, intercaladas com reuniões técnicas.

Compartilhe essa notícia