Notícias

Parede de Concreto, Brasília

Soluções inovadoras para habitação no DF

O Sindicato da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland, regional Centro Oeste (ABCP CO) realizaram nesta quarta, 24/08, o Workshop Soluções para Programas Habitacionais no DF. O evento ocorreu no auditório Arino Oton de Lima, no prédio do Sinduscon-DF.

Em debate o programa Morar Bem do GDF (Governo do Distrito Federal), com foco nos sistemas construtivos inovadores. A alvenaria estrutural, paredes de concreto, habitação em concreto PVC e pré fabricados de concreto foram os temas apresentados pelos palestrantes.

O secretário de Habitação, Geraldo Magela, fez a primeira fala da tarde. Destacou que para o GDF atingir a meta de 100 mil casas até o final do governo, os sistemas construtivos implantados devem atender aos requisitos de custos, agilidade e qualidade. “Queremos que todas as empresas participem dos editais, seja individualmente ou em consorcio”, destacou.

O secretário afirmou ainda que ações integradas, como os workshops, cursos e palestras produzidos pela Comunidade da Construção, ocorrendo entre os personagens que compõem o cenário da construção civil, são determinantes para que a demanda de obras em todo país seja atendida com qualidade, agilidade e bons preços.

Segundo o engenheiro Waldir Belisario, representante da ABCP CO, o tema habitação popular é pauta da entidade há mais de 10 anos, quando foi lançado o projeto “Habitação 1.0”, levado aos governos estaduais e municipais como alternativa ágil, de qualidade e de custo competitivo. “A presença do secretário Magela no evento demonstra o comprometimento do GDF com a construção de unidades habitacionais de qualidade em grande escala”, afirmou Belisario. O engenheiro destacou ainda, como exemplo prático da eficiência da alvenaria estrutural e parede de concreto em obras no DF, o empreendimento Jardim Mangueiral, executado por consórcio liderado pela empresa Bairro Novo.

O evento contou também com a participação do representante da Caixa Econômica Carlos Viana, do presidente da Comissão de Materiais do Sinduscon-DF, Dionysio Klavdianos, dos engenheiros Leandro Elias, da Direcional Engenharia, Rubens Monge, da ABCP, Luciano Nunes, da empresa Vinyl Arena, e Edgar Garcia, representando a Tecnopre. Mais de 100 inscritos, representando as empresas do setor no DF, conferiram as palestras.

Compartilhe essa notícia