Notícias

Alvenaria Estrutural, Belo Horizonte

Quatro ciclos em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva

Após 18 meses de trabalhos, a Comunidade da Construção de Belo Horizonte encerrou no dia 25/08/11 o seu 4º ciclo de atividades apresentando, em um workshop, os resultados obtidos pelos grupos de trabalho. Ao todo foram contabilizados mais de 100 ativos produzidos durante o ciclo e alguns deles já foram disponibilizados para o mercado. Bons exemplos são o Guia Avaliação e Interpretação de Ensaios de Sistemas de Revestimento de Argamassa e o folder Programa de Produtividade da Mão de Obra na Execução de Estruturas de Concreto Armado, frutos de pesquisas e análises realizadas por consultores especializados em obras de Belo Horizonte.

Soluções customizadas
Para promover a multiplicação dos valores e ações do projeto, o polo BH desenvolveu o programa In Company, que visa levar para dentro das construtoras o modelo já desenvolvido nos ciclos de trabalho. A primeira construtora a aplicar esta ideia foi a Direcional Engenharia, que treinou mais de 150 funcionários em todo o Brasil nos sistemas construtivos alvenaria estrutural, revestimento de argamassa e estruturas de concreto.

Produtividade em foco
Na busca por respostas aos questionamentos dos participantes quanto à eficiência das obras, o polo desenvolveu o Programa de Produtividade de Mão de Obra, iniciado em outubro de 2010. O foco do trabalho foi o estudo da produtividade da mão de obra na execução de estruturas de concreto em seis obras nas quais foram levantados indicadores de produtividade em três fases da execução das estruturas de concreto: fôrma, armação e concreto. As informações serviram como base para a criação de parâmetros de comparação entre as obras de Belo Horizonte e obras de tipologia semelhante em outros polos. Os resultados serão apresentados ao mercado durante o workshop e disponibilizados para o mercado.

Números do 4º ciclo:

150 profissionais envolvidos nas atividades
21 construtoras participantes do ciclo
15 fornecedores participantes do ciclo
19 entidades participantes do ciclo
6 universidades e centros de ensino participantes do ciclo
300 profissionais capacitados
6 cursos/treinamentos técnicos
21 workshops realizados
3 seminários realizados
21 ações de relacionamento
24 obras e projetos acompanhados
103 ativos desenvolvidos

Destaques
Ao final do evento de encerramento, a Comunidade da Construção entregou o Prêmio Destaques 4º Ciclo em duas categorias: Destaque Construtora e Destaque Parceiro. A Construtora Conartes ganhou o prêmio Destaque Construtora por sua atuação durante o ciclo de trabalhos. O prêmio foi recebido pelo engenheiro Ricardo Xavier. A empresa Precon foi premiada na categoria Parceiro pelo apoio e participação nas atividades realizadas. A diretora comercial, Stefane Jardim Vitorino, recebeu o prêmio em nome da empresa. O prêmio para os vencedores é uma viagem a Paris/França, para visita à Batmat 2011, feira mundial de construção civil que este ano acontecerá entre 7 e 11 de novembro.
 

Compartilhe essa notícia