Notícias

Revestimento de Argamassa, Recife

IV Seminário Pernambucano de Revestimentos

Desde 2008, a Comunidade da Construção vem promovendo debates sobre o uso de revestimentos de argamassa com o intuito de difundir o uso desse sistema à base de cimento em toda construção civil. Este ano, o Seminário Pernambucano de Revestimentos, que já está em sua 4ª edição, ocorreu no Sinduscon/PE. Participaram do evento cerca de 80 profissionais, que ficaram por dentro das inovações tecnológicas usadas na execução de fachadas.

De acordo com o coordenador técnico do seminário, o Prof. Dr. Angelo Just, atualmente há uma grande demanda, por parte das construtoras pernambucanas, para implantar melhorias no revestimento das fachadas das edificações do Recife. “Por conta dessa necessidade, o seminário abordou as práticas construtivas mais utilizadas em outros centros do país, principalmente no tocante ao transporte e lançamento de argamassa, que envolve a parte de mecanização”, explicou.

O encontro também promoveu discussões sobre o projeto de fachadas revestidas com pintura, que vêm sendo bastante utilizadas na capital pernambucana, especialmente por empresas do Sudeste que estão construindo no Estado. “Houve ainda debates sobre aspectos técnicos relacionados à elaboração de projetos e análise de métodos de controle”, complementou Just.

O supervisor de obras da Pernambuco Construtora, Oldano Schüller Filho, considerou o evento de grande utilidade. “Normalmente os seminários tratam de assuntos parecidos, mas desta vez tive um bom aproveitamento e consegui esclarecer algumas dúvidas”, comentou. Outro profissional satisfeito com o conteúdo abordado foi a supervisora de obras da A.C. Cruz, Michelli Vasconcelos Fialho. “Foi muito interessante a maneira como os temas foram explicados e pude renovar meus conhecimentos”, destacou. Também foram debatidos temas como ações térmicas nos sistemas de revestimento e métodos de avaliação dos ensaios de resistência de aderência de revestimento.

 

Compartilhe essa notícia