Polos - Porto Alegre - Ciclos

1º Ciclo - Porto Alegre

O ciclo teve início em novembro de 2002 com a implantação do polo e seguiu com a implantação do Conselho. Os trabalhos foram oficialmente encerrados em março de 2005 e envolveram os Programas Obra Emblemática e Melhorias de Desempenho.

Em Porto Alegre, o programa Obra Emblemática substituiu a tradicional análise de execução de estruturas pelo estudo das práticas de revestimento externo da EGL Engenharia, com base nas obras do edifício Giardino di Firenze. Foi desenvolvido um projeto específico para esse fim e os resultados foram disponibilizados para a Comunidade. Para o Programa Melhorias de Desempenho, a Comunidade elegeu o tema Revestimentos, trabalhado a partir de diagnóstico, discussões sobre as normas técnicas vigentes, cursos e a elaboração do Manual de Boas Práticas.

Resultados
• Diagnóstico das práticas locais
• Sistematização das normas técnicas vigentes
• Estudo Problemas e Oportunidades de Melhoria no Processo de Execução de Revestimento de Fachada de Argamassa: Diagnóstico e Manual de Boas Práticas
• Avaliação da aderência das argamassas aos diferentes substratos
• Curso de Gestão de Revestimento
• Curso Diretrizes de Projeto de Revestimento

Entre os produtos, destacam-se o Estudo Problemas e Oportunidades de Melhoria no Processo de Execução de Revestimento de Fachada de Argamassa e o Manual de Boas Práticas, que demonstram as boas práticas das construtoras e apontam as falhas observadas, a fim de facilitar sua correção.