Polos - Porto Alegre - Ciclos

5º Ciclo - Porto Alegre

A Comunidade de Porto Alegre manteve em 2012 (5º Ciclo) a linha de atuação iniciada no ano anterior (4º ciclo), por meio do PDC - Programa de Desenvolvimento de Construtoras, cujo objetivo é o aprimoramento profissional de gestores de obras e dos corpos técnicos das empresas participantes da Comunidade. Em 2012, o modelo de trabalho foi mantido, mas o tema mudou para Revestimento de Argamassa.

O lançamento do ciclo ocorreu em junho de 2012, quando da realização do Seminário Estruturas de Concreto, que contou com a presença de mais de 100 profissionais ligados à construção civil.

O Programa de Desenvolvimento de Construtoras com o tema Revestimento de Argamassa teve seus módulos de Nivelamento, Projeto e Execução e Planejamento em encontros realizados entre agosto e novembro de 2012 e foi encerrado com visita técnica à uma obra da Viezzer Engenharia onde foi apresentado o sistema de argamassa projetada em prédios executados em alvenaria estrutural de blocos de concreto.

O PDC Argamassas de Revestimento teve a participação de 34 profissionais de 10 construtoras ( Rossi Residencial, Costruire, Goldstein Cyrela, EGL Engenharia/NEX Group, Obra Prima, Collmac, Viezzer Engenharia, Ivo Rizzo, Engenhosul e Formas e Efeitos), de fabricantes de cimento (Votorantim e Cimpor), de fabricantes de blocos de concreto (Econoblock e Palavro), de projetistas (MMC e Projetus) e de universidades (UFRGS/NORIE e UNiv Fed de Santa Maria.