Polos - Salvador - Ciclos

5º Ciclo - Salvador

Com início em abril de 2011, e estendendo-se por 18 meses, o 5º Ciclo da Comunidade da Construção baseia-se na Gestão de Indicadores de Produtividade dos seguintes sistemas construtivos: Estruturas de Concreto, Alvenaria Estrutural, Alvenaria de Vedação e Revestimentos de Argamassa.

A ênfase dada ao controle da produtividade e ao maior desempenho desses sistemas (por meio de indicadores) mostra uma continuidade do trabalho realizado nos 8 anos de existência da Comunidade em Salvador. Estes sistemas - vale lembrar - já foram objeto de cursos relacionados a projeto, execução, controle de qualidade e também, em alguns casos, acompanhamento de obras. Neste ciclo, o foco é a necessidade de redução da mão de obra nos processos e para isso o grupo trabalha para nivelar conhecimento sobre a melhor forma de medir os indicadores nas obras, para fins de comparação, criando um banco de dados sobre os indicadores relacionados aos sistemas à base de cimento.

Além dos temas principais, o polo também conta com ações complementares (Projetos Especiais), destinadas a trazer novas referências tecnológicas e mercadológicas às empresas baianas. É o caso das ações voltadas para inovação em sistemas à base de cimento, como concreto autoadensável, projeção de argamassa e industrialização. Também entram nessa abordagem conceitos como sustentabilidade, desempenho e habitação de interesse social.

A dinâmica de trabalho da Comunidade no 5º Ciclo mantém-se a mesma, ou seja, o tema principal é trabalhado em cursos e pesquisas e os projetos especiais, debatidos em palestras, workshops e visitas técnicas.