Polos - Belo Horizonte - Ciclos

1º Ciclo - Belo Horizonte

Os trabalhos do 1º Ciclo de Belo Horizonte foram desenvolvidos no período de 2002 a 2004, contemplando o Programa Obras Emblemáticas no edifício Giorgio Vasari, empreendimento da Arco Engenharia, e o Programa de Melhorias com o tema Produtividade. Dez construtoras, além de fornecedores e profissionais do mercado, participaram dos dois programas.

O objetivo da Obra Emblemática é analisar as práticas construtivas da empresa, detectar pontos que podem apresentar melhor desempenho e propor medidas pontuais visando maior qualidade e produtividade, por meio de acompanhamento permanente, desde a fase de projeto até o término da execução da estrutura de concreto.

O Programa de Melhorias, com atuação em um grupo específico de construtoras, objetivou diagnosticar deficiências comuns, fixar metas, medir os avanços, difundir informação e promover o desenvolvimento tecnológico das obras. Com o tema Produtividade, o programa buscou também a criação de indicadores de desempenho, em especial os relacionados ao consumo de aço, concreto e fôrma, os três materiais mais importantes para a produção das estruturas.

• Obra Emblemática: Arco Engenharia. Monitoramento e proposta de melhorias pontuais com base em um diagnóstico das práticas da construtora propiciaram aumento de desempenho de 21% na obra.
• Programa de Melhorais: Metodologia para coleta de indicadores de produtividade.