Alvenaria Estrutural

Vantagens

Fotos: Chico Rivers

 

Os princípios de racionalização, industrialização, qualidade e economia - típicos da alvenaria estrutural com bloco de concreto - têm mostrado que o sistema é bastante adequado à realidade brasileira atual. A tecnologia permite significativa redução de custos devido à grande racionalização de processos, propiciando obras limpas, rápidas e extremamente seguras.

Os aspectos técnicos e econômicos mais importantes do sistema são:

1.  Facilidade de controle - O sistema possui normas técnicas da ABNT para projeto, materiais e execução, que contemplam claramente os requisitos e critérios para o bom desempenho do sistema.

 2.  Técnica executiva simplificada - Utiliza blocos modulares e diversos equipamentos adaptados para tornar a execução mais fácil, prática e produtiva.



Facilidade de execução e de controle

3.  Facilidade de treinamento e profissionalização - As etapas de execução são similares às da técnica tradicional de execução de paredes, permitindo que a mão de obra assimile rapidamente as boas práticas construtivas.
4.  Redução do volume de revestimento (argamassa) - Resultado obtido devido à uniformidade e regularidade geométrica.



Redução de custos com revestimento

5.  Assentamento de revestimento cerâmico direto sobre a alvenaria - Possibilidade criada com o uso de blocos de concreto de qualidade e controle na execução da alvenaria.

6.  Redução do desperdício - Economia que resulta da integração da alvenaria estrutural a outros subsistemas. As instalações elétricas e hidráulicas, por exemplo, podem ser embutidas nos vazios dos blocos, sem rasgos ou aberturas para a execução. Como as instalações são realizadas simultaneamente com a elevação das paredes, elimina-se a possibilidade de improvisações que encarecem a construção.

7.  Otimização da mão de obra - Não são necessários carpinteiros e armadores para execução de pilares e vigas. As barras de aço são colocadas pelos próprios pedreiros.

 

 

 

A alvenaria estrutural é um processo construtivo consolidado, que pode ser utilizado em qualquer tipo de empreendimento com grande economia. Porém, para ter o sucesso desejado em um empreendimento, é necessário atentar para algumas recomendações, que vão da concepção do projeto até a entrega do empreendimento ao cliente, passando pelo planejamento e execução da obra.