Parede de Concreto

Características

Parede de Concreto é um sistema construtivo em que a estrutura e a vedação são formadas por um único elemento: a parede de concreto, que é moldada in loco. Nela podem também ser incorporadas, parcialmente, instalações e esquadrias.

Trata-se de um sistema construtivo racionalizado, que permite fazer um planejamento completo e detalhado da obra. Ele reduz as atividades artesanais e improvisações, contribuindo para diminuir o número de operários no canteiro. Com mão de obra qualificada e maior produção em menos tempo, melhoram os indicadores de produtividade e aumentam as margens do negócio.

O sistema pode ser empregado em diferentes tipos de edificações:

  • Casas térreas e assobradadas
  • Edifícios com pavimento térreo + 5 pavimentos-tipo
  • Edifícios com pavimento térreo + 8 pavimentos-tipo – limite para ter apenas esforços de compressão
  • Edifícios de até 30 pavimentos
  • Edifícios com mais de 30 pavimentos – considerados casos especiais e específicos.

   

Características específicas dos materiais e componentes

Concreto
Existem 4 tipos de concreto que podem ser considerados os mais recomendados para o sistema Parede de Concreto, todos eles produtos conhecidos, normalizados e de fácil aquisição no mercado. São eles:

  1. Concreto celular (Tipo L1)
  2. Concreto com elevado teor de ar incorporado – até 9% (Tipo M)
  3. Concreto com agregados leves ou com baixa massa específica (Tipo L2)
  4. Concreto convencional ou concreto autoadensável (Tipo N)

Fôrmas

A utilização de fôrmas adequadas potencializa os ganhos do sistema. Além das características de manuseio, durabilidade e economia (veja o quadro 10 DICAS), é necessário avaliar também a melhor opção entre os tipos indicados abaixo:

  • Fôrmas metálicas (quadros e chapas em alumínio ou aço)
  • Fôrmas metálicas + compensado (quadros em alumínio ou aço e chapas de madeira compensada ou material sintético)
  • Fôrmas plásticas (quadros e chapas de plástico reciclável)

Armação
A armação adotada no sistema é a tela soldada posicionada no eixo vertical da parede. Bordas, vãos de portas e janelas recebem reforços de telas ou barras de armadura convencional. Em edifícios mais altos, as paredes recebem duas camadas de telas soldadas, posicionadas na vertical, e reforços verticais nas extremidades das paredes.

Recursos humanos
Uma das principais características da Parede de Concreto é a racionalização dos serviços. A produtividade da mão de obra é potencializada pelo treinamento direcionado ao sistema. Os operários são multifuncionais e atuam como montadores especializados, executando todas as tarefas necessárias: armação, instalações elétricas e hidráulicas, montagem das fôrmas, concretagem e desforma.