Parede de Concreto

Especificações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Normas técnicas

A Comissão de Estudos CE 02:123.05, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), trabalha desde março de 2011 na criação de uma norma técnica brasileira específica para o sistema Parede de Concreto. A decisão de criar uma nova norma resulta de um intenso trabalho de pesquisa das empresas e instituições interessadas nesta tecnologia.

Antes da criação da CE 02:123.05, a ABNT foi consultada e considerou que a ABNT NBR 6118 (antiga NB-1) não se aplica ao dimensionamento do sistema Parede de Concreto, o que levou à busca de referências normativas fora do Brasil. Nessa pesquisa, a norma norte-americana ACI 318 revelou uma metodologia de cálculo bastante adequada às condições brasileiras, principalmente para estruturas de múltiplos pavimentos. Outra referência internacional considerada foi a DTU 23.1 (França). Calculistas renomados, apoiados também por normas técnicas colombianas, país onde o sistema encontra-se desenvolvido e consolidado, contribuíram para a escolha do modelo de cálculo desse sistema.

Paralelamente ao trabalho da comissão de estudo, os apoiadores do sistema Parede de Concreto desenvolveram práticas recomendadas para dimensionamento de estruturas de pequeno porte - casas térreas, assobradadas e edifícios de até 5 pavimentos. Esse material constitui o texto preparatório para a primeira norma brasileira sobre dimensionamento de paredes de concreto.

Para saber mais, acesse os arquivos (PDF):
NR-18 Comentada para paredes de concreto
Praticas recomendada para edifícios de até 5 pavimentos
Orientações para projetos de edifícios altos