Parede de Concreto

Indicadores

Antes de abordar fatores que impactam diretamente no uso do sistema Parede de Concreto, é desejável avaliar se esse é o sistema mais adequado ao empreendimento em questão. Para isso, foi desenvolvida uma planilha que permite o cálculo comparativo de diferentes tipologias no mesmo empreendimento.

Ao lançar variáveis de produtividade, de custo e financeiras desses sistemas e da obra em questão, o analista terá condições de estabelecer parâmetros de comparação para a tomada de decisão. Quanto maior for a precisão dos dados de entrada, melhor será a acuidade da análise. 

O objetivo desta ferramenta é apontar os valores de grandeza de todas as etapas construtivas, com ênfase na parametrização e comparação entre os sistemas em Alvenaria Estrutural, Parede de Concreto e Estrutura de Concreto Armado (convencional). Desenvolvida em planilha Excel®, ela possui baixa complexidade de programação e de cálculos, podendo ser utilizada em qualquer PC com o respectivo aplicativo instalado. Recomenda-se, porém, que a análise seja feita em conjunto com algum profissional que domine a ferramenta, para que se evitem considerações equivocadas que possam interferir nos resultados. Acesse:

Aplicativo Parametrização (xls)

Tutorial Parametrização (pdf)

 

Sistema de Fôrmas

A utilização de fôrmas adequadas potencializa os ganhos do sistema Parede de Concreto. Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta que ajuda projetistas e construtoras a escolherem o sistema de fôrmas mais apropriado a cada empreendimento. 

Estruturado em planilha Excel®, apresenta as principais variáveis envolvidas na escolha do sistema de fôrmas para um empreendimento com paredes de concreto moldadas in loco. O modelo traz informações de naturezas técnica e econômica, de modo que o analista tem uma visão completa dessas variáveis em cada sistema.

Para a avaliação técnica, por exemplo, são requisitados de cada sistema dados sobre a produtividade média (hh/m²), peso por m², número de peças "soltas", durabilidade da chapa, número de reutilizações, durabilidade da estrutura da fôrma, modulação, solução para oitões e embutidos. Para a avaliação econômica, a planilha pede informações sobre Atendimento, Comercialização e Custo.

A planilha usa o conceito de peso/nota para cada item. O peso refere-se à importância de determinada característica para o processo construtivo. A nota é a pontuação do item para o empreendimento analisado, considerando suas especificidades. Com as devidas ponderações, o conjunto de informações resultará na indicação dos melhores fornecedores para cada obra. A planilha permite avaliar sistemas de fôrmas constituídos de: metal e compensado; alumínio, plástico e aço. Acesse:

Fôrmas - Modelo de Decisão (xls)
Fôrmas - Tutorial Modelo Decisão (pdf)