Estrutura de Concreto

Armação - aquisição

Escolha do fornecedor

Considere os seguintes itens para selecionar o fornecedor de aço:
• O fornecedor oferece serviço de apoio à especificação?
• O fornecedor oferece assistência técnica pós-venda?
• O produtor assegura o fornecimento conforme especificado nas normas da ABNT?


Pedido de compra
Para a elaboração do pedido de compras, o ideal é dispor de uma planilha específica, contendo as seguintes informações:

Aço em barras

• Número da norma que o produto deve atender - NBR 7480 Fornecedor - barras e de aço destinados às armaduras para concreto armado - especificação
• Diâmetro, categoria e classe da barra ou do fio
• Quantidade, em toneladas, de acordo com a previsão de projeto

Aço em telas soldadas

• Número da norma que o produto deve atender - NBR 7481 - Telas de aço soldadas para armadura de concreto - especificação
• Modo de fornecimento das telas - rolo ou painel
• Dimensões do painel ou rolo, quantidade e designação das telas, para os pavimentos ou trechos que serão executados

Aço beneficiado

• Número da norma que o produto deve atender - NBR 7480 Fornecedor - barras e fios de aço destinados às armaduras para concreto armado - especificação
• Pavimentos e elementos estruturais pretendidos
• Quantidade, em toneladas
• Forma de inspeção
• Números dos desenhos do projeto estrutural


Recebimento
Veja o que é importante conferir no recebimento do aço, em suas diversas formas:

Aço em barras

• Quantidade
• Comprimento das barras
• Bitola do aço
• Se os ensaios abrangem todos os lotes entregues
• Se o nome do fabricante está estampado nas barras de diâmetro superior a 10 mm
• Aspecto geral do aço, observando se há defeitos ou impurezas (fissuras, esfoliações, corrosão)

Caso a quantidade de material seja considerável, é recomendável verificar a massa, através da pesagem do caminhão em balança neutra, antes e depois da descarga.

Aço em telas

É preciso estar atento e verificar se as informações contidas na etiqueta conferem com o material entregue. Recomenda-se também fazer as seguintes verificações:
• Medir as dimensões principais (comprimento, largura, espaçamentos ) com uma trena metálica com precisão de 1mm.
• Se a quantidade entregue corresponde ao pedido de compra.
• Aspecto geral do material (corrosão, fissuras nas barras, pontos de solda solto)

Aço beneficiado

Verifique inicialmente se a quantidade entregue confere com a nota fiscal e o pedido de compra. Em seguida, veja se as informações contidas na etiqueta (bitola, formato, dimensões e quantidade) conferem com as peças recebidas. Veja também o aspecto geral das peças: fissuras, esfoliações e corrosão.

O aço está oxidado. Posso aceitar o material?
Se conseguir remover a oxidação com uma escova ou um pano grosso e, após essa atividade, não houver evidências de pontos localizados de corrosão, tudo bem. Caso tenha dúvidas, submeta o material a ensaios, para verificar suas propriedades mecânicas.


Controle tecnológico

Os fabricantes de aço realizam ensaios de controle tecnológico durante a fabricação das barras. Uma das práticas que as construtoras vêm empregando para se assegurar da garantia da qualidade do material é solicitar uma cópia do laudo de ensaio referente ao lote adquirido.

Aço em barras, aço pré-cortado e aço pré-dobrado

Ao receber o laudo, verifique se os resultados apresentados atendem aos critérios abaixo:

Propriedades mecânicas a serem atendidas por fios e barras de aço (NBR 7480)  
Categoria  Valor mínimo fyk (MPa)  Valor mínimo fst (MPa)  Alongamento mínimo em 10 diâmetros  Dobramento a 180o
CA50  500  1,10 fy  8%  NBR 6153
CA60  600   1,05 fy 5% NBR 6153

 

Telas soldadas
Os ensaios quanto às características dos fios das telas devem atender ao quadro acima, sendo ainda necessário o ensaio de resistência ao cisalhamento dos nós soldados, NBR 5916.

 

Aceitação

Aços em barras

Na conferência do comprimento das barras, aceite o lote se não forem constatadas irregularidades na inspeção visual e se o comprimento das barras for de 11 m e a tolerância de comprimento é de 9%. Pode-se aceitar um máximo de 2% de barras curtas, as quais não devem nunca ser inferiores a 6 m. Se houver diferenças de quantidade em relação ao pedido, informe o fornecedor para que haja reposição nos materiais faltantes. Ao analisar o laudo, se houver reprovação de lotes, o laboratório deve providenciar a realização de contraprova do lote ensaiado ou proceder à inspeção de um novo lote.

Telas

As tolerâncias para aceitação dos produtos nas verificações visuais podem ser vistas na tabela Tolerância para aceitação de telas em verificação visual.

Tolerância para aceitação de telas em verificação visual

Verificação Tolerância
Largura total ± 2,5 cm ou 1% (o que for maior)
Comprimento total ± 1%
Comprimento das franjas ± 2 cm
Diâmetro (3 a 6 mm) ± 0,05 mm
Diâmetro (6,3 a 8 mm) ± 0,07 mm
Diâmetro (9 a 12,5 mm) ± 0,10 mm
Espaçamento ± 6 mm


Armazenamento

O fluxo de armazenamento dos materiais e a área a disponibilizar no canteiro podem, em alguns casos, determinar o tipo de fornecimento do aço (em telas soldadas, em barras, aço beneficiado).

Aço em barras

Quando se utilizam barras de aço, percebemos que precisamos de um espaço no canteiro para estocar as barras de aço em três estágios distintos: aço em barras, aço cortado, aço cortado e dobrado. Há de se considerar ainda que, na estocagem do aço em barras, é preciso disponibilizar uma área cujo comprimento seja superior a 12 m.

Barras pré-cortadas

Ao adquirir o aço dessa forma, o espaço para a armazenagem no canteiro não requer comprimentos tão extensos quanto o aço em barras. Na estocagem, pode-se organizar as barras por elemento estrutural (barras de pilar, de vigas) ou por pavimento. Dessa forma, em função da quantidade estocada e da forma de organização, teremos variações no tamanho das áreas, sendo importante a realização de um estudo prévio para encontrar um ponto ótimo entre quantidade de estocagem, área de armazenamento e fluxo de transporte do aço.

Barras pré-dobradas

A vantagem na aquisição do aço pré-dobrado, em relação ao pré-cortado, é que, além de eliminar uma etapa no processamento do aço, o material requer somente de uma área para estocagem, ao contrário da barra em aço, por exemplo. Quanto à área de estocagem, considere os mesmos itens apresentados no item ”Barras pré-cortadas”.

Telas soldadas

As telas podem ser fornecidas em rolo ou em painéis. Em painéis, é comum a aquisição de telas de diferentes tipos; e nessa situação podemos estocá-los em pé, minimizando a necessidade de áreas maiores para sua estocagem. Se o transporte das telas for realizado com grua, o estoque pode ser descentralizado.