Estrutura de Concreto

Coordenação

A coordenação de projetos deve abranger de maneira global e sistêmica todas as especialidades de uma edificação. Sua principal característica é acompanhar o desenvolvimento dos projetos e conduzi-los na direção dos interesses do empreendimento e do empreendedor, através de uma atitude pró-ativa.

As principais funções da coordenação de projetos de um empreendimento são:

Controlar os prazos de elaboração de projetos, além dos custos e qualidade dos trabalhos
Controlar fluxos e escopo
Controlar interfaces
Focar as atividades sempre visando a racionalização e construtibilidade do empreendimento
Gerenciar e organizar as informações: arquivos, projetos, croquis, relatórios e atas de reuniões
Compatibilizar os vários projetos do empreendimento e retroalimentar os projetistas com as alterações e especificações técnicas
Identificar a necessidade da participação de consultores e/ou a contratação de projetos complementares

O projeto arquitetônico é o primeiro projeto do empreendimento. Nele estão contidas as idealizações do produto e deverão constar suas principais especificações de desempenho. Se considerarmos que os demais são projetos complementares a este, o projeto de estruturas é um dos mais importantes, não apenas devido à ordem cronológica, mas também por detalhar um subsistema com o maior caminho crítico e custo, e por influenciar as demais atividades do empreendimento.

No processo de desenvolvimento dos projetos, elaboramos os anteprojetos dos diversos subsistemas, priorizando os projetos arquitetônico e estrutural. Depois de avaliados cada um deles separadamente e compatibilizados entre si, resolvendo as interferências, então eles poderão ser detalhados - projetos executivos.