Revestimento de Argamassa

Equipamentos

Os equipamentos e ferramentas a serem utilizados na produção e aplicação de argamassas variam em função do sistema adotado para a mistura e movimentação da argamassa. Veja a seguir exemplos de equipamento típicos para a produção de argamassas:

Padiola
Recipiente de madeira, plástico ou metal, com dimensões bem definidas. Pode estar acoplada a uma estrutura metálica com rodas ou ter alças.

  • Utilização: medir a quantidade de agregado definida e transportá-la para o local da mistura.
  • Cuidados: impactos fortes na colocação do agregado, o que pode alterar o volume de material; armazenar em local coberto.
  • Aplicação: mistura manual e mistura mecânica.


Padiola

Betoneira
Misturador mecânico composto por recipiente metálico giratório, apresenta diferentes capacidades e tipos (eixo horizontal, vertical e inclinado). Pode ter pá carregadora como acessório para a colocação de materiais no seu interior.

  • Utilização: a betoneira é largamente utilizada para produção de concreto em pequenas ou grandes quantidades e pode ser utilizada também para mistura mecânica de argamassas.
  • Cuidados: lavar o recipiente diariamente, fazer manutenção periódica, guardar em local coberto, lavar antes do início da produção.

Betoneira

Argamassadeira
É um misturador mecânico que apresenta eixo horizontal, o que proporciona uma mistura mais eficiente. É leve e possui rodas, podendo ser facilmente transportado. Possui grelha serrilhada no topo, facilitando a abertura dos sacos.

  • Utilização: mistura de argamassa via seca, seja ensacada ou proveniente de silos.
  • Cuidados: lavar o recipiente diariamente, fazer manutenção periódica, guardar em local coberto, lavar antes do início da produção.

 

Argamassadeira

Ferramentas e equipamentos para controle geométrico
Juntamente com os equipamentos de produção, os revestimentos são produzidos, conferidos e controlados com auxílio de várias ferramentas, como por exemplo:

Conferência: trena metálica, prumo de face, fio de prumo, nível de mangueira, nível alemão.
Preparo da superfície: escova de aço, ponteira, marreta, talhadeira, vanga, espátula, vassoura, brocha, rolo para textura para aplicação do chapisco rolado, desempenadeira dentada para chapisco industrializado.
Acabamento: régua de alumínio, desempenadeira, espuma, cantoneiras, réguas de canto e sargentos para fixação, brocha.

Ao mesmo tempo em que a nomenclatura de cada ferramenta pode sofrer variação regional, a lista acima não tem a pretensão de ser exaustiva.


Ferramentas e equipamentos de controle, preparo e acabamento