Revestimento de Argamassa

Vantagens

Revestimentos de argamassa bem executados revelam vantagens já consagradas por dezenas de milhares de obras executadas por todo o país para todos os tipos de edifícios. São elas:

Insumos acessíveis nas mais variadas regiões: argamassas usam basicamente cimento e areia em sua composição. O cimento está largamente disponível em todo território nacional com grande homogeneidade e a areia pode ser encontrada de diversas formas, seja de cava, de rio ou até mesmo da extração da rocha moída. Quando for necessário o uso da cal e esta não estiver disponível, pode-se usar outra adição, como por exemplo o saibro.

• Grande disponibilidade de mão de obra para execução: os serviços de argamassa são de fácil aprendizado, de forma que a ausência de mão de obra pode ser rapidamente suprida pelo treinamento de novos operários. Serviços paralelos, como transporte de material e preparo do produto são feitos por ajudantes, cujo treinamento é ainda mais simples.

• Elevada durabilidade e resistência aos agentes agressivos: argamassas são produtos minerais, o que lhes confere grande estabilidade química frente a quase todos os agentes agressivos comuns; além disso, praticamente não sofrem degradação quando expostas aos raios solares.

• Custo acessível para prédios de baixo a alto padrão: argamassas são produtos produzidos a partir de matérias-primas de baixo custo, o que lhes confere baixo valor agregado.

• Facilidade de execução e controle: uma vez que a mão de obra foi treinada e possui certa habilidade na produção, os procedimentos de controle de produção podem ser facilmente implantados, uma vez que não englobam atividades complexas e sim técnicas de execução bastante difundidas.

• Contribuição para o isolamento térmico e acústico e para a estanqueidade das vedações: os revestimentos de argamassa proporcionam aumento significativo dos isolamentos térmico e acústico das vedações e ainda aumentam sua resistência ao fogo. Além disso, sua camada compacta e densa dificulta o acesso de agentes agressivos à estrutura de concreto, aumentando sua durabilidade; a espessura do revestimento pode variar em função da agressividade do ambiente, proporcionando, então, maior ou menor grau de proteção.

Operário aplicando argamassa