Boas Práticas

Boas
Práticas

Conheça os procedimentos técnicos que garantem os melhores
resultados no uso dos sistemas construtivos à base de cimento.

Sempre é possível fazer mais e melhor. Selecione abaixo um sistema construtivo e veja como obter maior desempenho em suas obras pelo emprego correto de boas práticas de projeto e execução.

Lançamento do concreto

Sistema Construtivo: Parede de Concreto
Atividade: Concretagem
Objetivo da Prática: Garantir a qualidade do produto "Parede de concreto", utilizando-se de equipamentos adequados para o lançamento do concreto.

Recursos necessários: Bomba de concretagem

Procedimentos: A atividade de aplicação do concreto nas fôrmas deve ser precedida de um planejamento detalhado. Estude e elabore um plano de concretagem levando em consideração as características do concreto que será utilizado, a geometria das fôrmas, o layout do canteiro e o plano de ataque do empreendimento.

O concreto pode ser lançado nas fôrmas de várias maneiras: bomba de concreto ou grua, lançando-se o material diretamente nas fôrmas; transportado por girica ascendendo à laje por meio de guincho.

A boa prática recomenda a utilização de bomba de concreto. Em função da velocidade da aplicação no canteiro, a utilização de bomba para lançamento do concreto elimina a perda da trabalhabilidade do material e diminui o aparecimento de falhas de concretagem.

Resultado:  Elimina a perda da trabalhabilidade do concreto - alta velocidade de lançamento
 Minimiza o aparecimento de falhas de concretagem
 Evitam-se as incrustações de argamassa nas paredes das fôrmas e nas armaduras
 Aumenta a produtividade do serviço