Boas Práticas

Boas
Práticas

Conheça os procedimentos técnicos que garantem os melhores
resultados no uso dos sistemas construtivos à base de cimento.

Sempre é possível fazer mais e melhor. Selecione abaixo um sistema construtivo e veja como obter maior desempenho em suas obras pelo emprego correto de boas práticas de projeto e execução.

Central de corte de blocos e instalação de caixinhas

Sistema Construtivo: Alvenaria Estrutural
Atividade: Produção
Objetivo da Prática: Aumentar a produtividade da obra.
Reduzir a perda de blocos com cortes errados.
Reduzir erros de localização das caixinhas de elétrica.

Recursos necessários: Blocos de concreto.
Caixinhas de elétrica.
Serra circular.
Bancadas para corte e instalação das caixinhas.

Procedimentos: A central para corte de blocos e instalação das caixinhas de elétrica exige um local adequado, preferencialmente protegido do Sol e da chuva, com bancadas para a realização do serviço. É recomendável dispor de dois funcionários para essa central, sendo um deles para cortar os blocos e o outro para instalar as caixinhas, de forma que se obtenha uma linha de produção. Esses trabalhadores devem ser orientados quanto ao projeto, às tipologias de blocos e caixinhas e quantidade necessária de cada uma delas. É fundamental, também, que esses funcionários utilizem todos os equipamentos de proteção individual (EPI) e respeitem os procedimentos de segurança, sobretudo o encarregado do corte dos blocos. Os blocos prontos devem ser separados em lotes de acordo com o local de utilização, de forma que cheguem todos juntos e em quantidade certa para a equipe que vai realizar o assentamento.

Resultado: A existência de uma central de corte de blocos e instalação de caixinhas elétricas reduz a ocorrência de erros de instalação dessas caixinhas. Consequentemente, contribui para evitar ou minimizar a perda de materiais e de tempo com retrabalho. Há relatos de que essa boa prática aumenta consideravelmente a produtividade da equipe de assentamento.